INSS: benefício pode ser suspenso se ficar por mais de 60 dias sem saque. Entenda para quem vale essa regra

Caso fique um benefício não seja sacado por mais de 60 dias, os pagamentos de aposentados, pensionistas e outros beneficiários podem ser suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, essa regra vale para beneficiários que recebem com cartão magnético, método utilizado por pessoas sem conta-corrente.

Os valores dos benefícios suspensos são devolvidos para a autarquia. A reativação do pagamento pode ser solicitada por meio do aplicativo e site Meu INSS ou pelo central de teleatendimento 135. Nessas plataformas também é possível solicitar a emissão do pagamento não recebido.

Nomeação de procurador

Há também a possibilidade de nomear um procurador para quem está impossibilitado de receber o pagamento. Caso a nomeação seja por problemas de saúde, doença contagiosa ou impedimento de locomoção, é necessário apresentar um atestado médico que comprove a condição. O procedimento exige a apresentação de uma declaração da clínica ou hospital onde está sendo tratado para quem está internado.

Em casos de viagem, o beneficiário deve apresentar uma declaração por escrito e assinada, informando se o destino é nacional ou internacional, além do período de duração.

Caso o segurado ou procurador não possam assinar, o INSS orienta que se faça uma procuração no cartório. Além disso, em situação nas quais o beneficiário não pode manifestar sua vontade, seja total ou parcialmente, o responsável deverá solicitar, por meio da Justiça, a nomeação de um representante legal para o recebimento do benefício.

O benefício também pode ser pago por até seis meses para administradores provisórios cadastrados no INSS. Esse método pode ser utilizado por herdeiros, cônjuge, filhos, netos, pais e avós do beneficiário.

A nomeação de procurador ou administrador provisório também pode ser feita pelo Meu INSS (aplicativo e site) e na central 135. O sistema oferece a possibilidade de anexar os documentos necessários para efetuar a solicitação do procedimento, sem a necessidade de comparecimento em uma agência da Previdência Social.

Os beneficiários também podem usar as plataformas para agendar a entrega da documentação em uma unidade de atendimento do INSS.

Fonte: Extra Globo

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